2 de mai. de 2008

Processos de impressão

Quando um projeto gráfico deve ser impresso em uma impressora comercial, é muito importante definir, antes mesmo do início do projeto, qual é o sistema de impressão e o tipo de papel em que esse projeto será impresso.
Entre os sistemas de impressão mais comuns, os que se aplicam ao contexto da década de 30 nos EUA, são os seguintes:

Serigrafia ou silk-screen: é um processo de impressão no qual a tinta é vazada – pela pressão de um rodo ou puxador – através de uma tela preparada.
É utilizada na impressão em variados tipos de materiais (papel, plástico, borracha, madeira, vidro, tecido, etc.), superfícies (cilíndrica, esférica, irregular, clara, escura, opaca, brilhante, etc.), espessuras ou tamanhos, com diversos tipos de tintas ou cores. Também pode ser feita de forma mecânica (por pessoas) ou automática (por máquinas).
No Ocidente registra-se no século passado, em Lion, França, o processo (de máscaras, recortes) sendo usado em indústrias têxteis (impressão a la lyonnaise ou pochoir) onde a imagem era impressa através dos vazados, a pincel. No início do século registravam-se as primeiras patentes: 1907 na Inglaterra e 1915 nos Estados Unidos, e o números de impressos comerciais cresceu muito. Na América, os móveis, paredes e outras superfícies eram decorados dessa maneira.

Flexografia: é um sistema de impressão gráfico em que a matriz, clichê de borracha ou fotopolímero, é relevográfica. O sistema pode ser considerado como um bisneto do carimbo.
Uma de suas virtudes é a flexibilidade para imprimir os mais variados suportes, de durezas e superfícies diferentes.
Recomenda-se o uso do processo flexográfico para impressões de alta tiragem, por causa do seu custo elevado.
É mais usado para imprimir etiquetas, embalagens, papel para presente, faixas promocionais, copos descartáveis, toalha de papel, jornais, listas telefônicas, papel pautado etc. É um processo bastante semelhante ao da xilogravura e rotogravura. A diferença está na matriz, que é respectivamente, de madeira, esculpida à mão, e o outro que é encavográfica, de cromo.
Não se sabe ao certo onde surgiu a Flexografia. Os ingleses dizem ter documentos comprovando que sua origem data do final do século XIX, pela sociedade Comercial Bibby, Barons & Sons Ltda. Já os registros históricos apontam o surgimento da flexografia nos Estados Unidos, no ano de 1860.

Impressão Offset: é um processo planográfico cuja essência consiste em repulsão entre água e gordura (tinta gordurosa). O nome off-set - fora do lugar - vem do fato da impressão ser indireta, ou seja, a tinta passa por um cilindro intermediário, antes de atingir a superfície.
Algumas caraterísticas desse método de impressão são:
- Qualidade elevada e consistente da imagem;
- Produção rápida e fácil das placas de impressão;
- Vida média mais longa da placa de impressão do que em imprensas diretas porque não há nenhum contato direto entre a placa e a superfície impressa;
- Quanto maior a tiragem, menor o custo, porque a maior parte do preço entra na preparação submetida antes que a primeira folha de papel seja impressa, toda a cópia de papel adicional custará somente o preço do papel do cliente (e a tinta), que é irrisório se comparado com o custo de produção inicial;
- Impressão de grandes volumes rapidamente.

Rotogravura: trata-se de um processo de impressão direta, cujo nome deriva da forma cilíndrica e do princípio rotativo das impressoras utilizadas.
Algumas das caraterísticas da impressão por rotogravura são:
- Impressão de alta qualidade e alta tiragem em branco, preto e colorido;
- Qualidade uniforme em toda tiragem;
- Pretos mais ricos e gama mais ampla de tonalidades em relação a todos os outros processos de impressão;
- Mais econômicas nas altas tiragens e altas velocidades. No entanto, com preparação cuidadosa e atenção para os detalhes, as pequenas tiragens podem ser feitas a um custo competitivo;
- As chapas e cilindros, embora durem mais, custam mais que os tipográficos ou em offset;
A alta tiragem é obtida pelo fato do cilindro durar de 6 a 10 milhões de impressões contra 1 milhão de fotopolímeros da Flexografia e 500 mil da Offset. A Rotogravura tem mantido sua cota de mercado (10%), sendo especialmente mais forte nos Estados Unidos por possuírem muitos consumidores e terem especial necessidade de utilizar embalagens.

http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário: